quarta-feira, 27 de julho de 2016

A Importância dos Cuidados com a Pele


Muita gente só presta atenção no próprio corpo quando algum desajuste se manifesta, seja uma doença, uma dor estranha aqui do lado. Mas quando é tratado com prioridade, o corpo se transforma no veículo perfeito para que executemos nossas tarefas braçais, amorosas, intelectuais, esportivas ou artísticas.

O corpo é a nossa casa, rua, fábrica, escritório, escola, enfim, o lugar onde moramos e vivemos. Descuidar do corpo é como uma cidade abandonada por sua prefeitura. O resultado são esgotos entupidos, enchentes, engarrafamentos – um verdadeiro colapso humano.

Aos 35 anos, os efeitos já são visíveis; há perda de massa óssea, o metabolismo torna-se mais lento e nas mulheres, é também o início da queda nas taxas de hormônio. Aos 40 anos, o corpo deixa de queimar 120 calorias por dia, o que torna mais difícil o controle do peso. Nessa fase, as mulheres costumam aumentar em 35% o índice de gordura e os homens 25%. Depois dos 65 anos, a capacidade respiratória diminui em até 40% e a massa muscular, em 25%. 

Os mais descrentes podem argumentar que bons hábitos não impedem que o corpo envelheça. Tudo bem, não podemos deter o envelhecimento, mas com certeza, temos chance de minimizar seus efeitos com esses bons hábitos. É possível viver cada fase da vida sem sustos, basta começar, retomar ou aperfeiçoar a forma como tratamos nosso corpo e investir na saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário